Cidadania Italiana

O que é a dupla cidadania/nacionalidade italiana?

A dupla cidadania italiana (ou simplesmente cidadania italiana) é o direito de um descendente italiano de se tornar um cidadão oficial na Itália além da nacionalidade de origem (nacionalidade brasileira, por exemplo) ou seja, de ter também a nacionalidade italiana, adquirindo-se assim um passaporte italiano.

A cidadania italiana está fundamentada na Lei n°91 de 15/02/1992, e portanto, de nenhuma forma está enunciada diretamente na Constituição Italiana. Seu princípio básico é o Jus Sanguinis (direito de sangue), no qual
tem direito a dupla cidadania italiana todo indivíduo que tiver descendência italiana, sendo filho, neto, bisneto, etc., independente do grau (sem limite de gerações), com a restrição de ser apresentada uma prova documental na forma exigida para a obtenção do reconhecimento da cidadania italiana, sendo que não há limite de gerações.

Vantagens em se obter a cidadania italiana

A cidadania italiana e em especial a cidadania européia traz benefícios e facilidades que eliminam a burocracia em situações que naturalmente impediria o cidadão de conseguir emprego ou mesmo de estudar em outro país. E mais, a dupla cidadania te coloca em igualdade de direitos na participação em concursos públicos e abertura de empresas e contas bancárias na Europa. Além disso, quando se fala em mercado de trabalho, a dupla cidadania será o grande diferencial em seu currículo.

Temos clientes que precisam da dupla cidadania para ter certas facilidades em implantar filiais de suas empresas em determinados países da Europa, outros para conseguir bolsa de estudos, outros ainda, precisam para serem promovidos em empresas multinacionais, etc.

Enfim, com a dupla nacionalidade em mãos, nossos clientes podem contar com nossa larga experiência relativamente aos direitos internacionais que os mesmos passam a ter.

O nosso escritório que conta com profissionais plenamente habilitados em assessoramento para obtenção de dupla nacionalidade, estará sempre à disposição do cliente para assessorá-lo aqui no Brasil ou na Europa, a fim de que usufrua de forma ampla, de todos os direitos que lhe proporcionam a dupla cidadania!