Nossos Serviços

Legalização de documentos, análise e montagem do processo

Trabalhamos com legalização de documentos, análise e montagem do processo para o reconhecimento de sua dupla cidadania italiana, incluso análise dos documentos, retificação, tradução, etc., no caso de você ser convocado pelo Consulado Italiano para apresentação da documentação ou pretender dar entrada e desenvolver o processo diretamente na Itália. Esses serviços são realizados mediante honorários, cujos valores dependem da complexidade de cada caso e de gastos com os serviços, como por exemplo impressões, envio de correspondências por correios, correções de erros, etc.. Nessa fase, os serviços consistem quase todos na preparação de documentos, que após totalmente finalizada, dá a possibilidade de montagem do processo para o reconhecimento de sua dupla cidadania. Os serviços basicamente são:

  • Análise de documentos: com a reunião das certidões, fazemos primeiro uma análise minuciosa das certidões, primeiro se a listagem das certidões necessárias está completa ou se falta(m) alguma(s) certidão(ões), e depois verificamos se os dados contidos nas certidões estão corretos e se são correspondentes entre elas.
  • Tradução juramentada de documentos: tradução de português para a língua italiana e vice-versa por tradutor juramentado credenciado pela Junta Comercial e de certidões de registro civil e negativa-positiva de naturalização brasileira e certificados militares.
  • Legalização de documentos: A legalização consular dos documentos brasileiros é fundamental para aqueles que pretendem solicitar o reconhecimento da cidadania italiana direto na Itália, pois todos os documentos oficiais emitidos no Brasil, para serem legalmente válidos na Itália devem obrigatoriamente receber a legalização consular, e sendo assim, se os documentos brasileiros não foram legalizados, não são válidos na Itália. As legalizações são feitas no Consulado Italiano no Brasil, na localidade de sua jurisdição. Não podem ser feitas na Itália. E o serviço consular de legalização de documentos continua sendo oferecido através de um agendamento e, na qual há atualmente muita dificuldade para conseguir uma vaga para ser atendido (de até meses).

    Procedimentos para legalizar documentos Brasileiros: Para que documentos oficiais brasileiros sejam reconhecidos (aceitos) estes devem estar legalizados. Os documentos apresentados para legalização precisam ser:

    • – originais ou segunda via (cópias autenticadas não serão aceitas) da autoridade expedidora ou reconhecedora;
    • – recentes (expedida há no máximo 6 meses);
    • – completos.

    O processo de legalização é feito da seguinte forma:

    1. 1. Cada consulado tem um procedimento diferente, onde alguns exigem que os documentos brasileiros tenham o sinal público reconhecido por tabelionato para depois serem legalizados pelo Itamarati.
    2. 2. Legalização consular deve ser feita após os documentos serem legalizados pelo Itamarati.
  • Retificação e correções judiciais de erros gráficos em assentos de registros civis de cartórios brasileiros: geralmente não são necessárias, devido a pequenos erros de grafia em nomes e sobrenomes que não exigem retificação.
  • Agendamento junto ao Consulado Italiano: Ao requerente interessado, fazemos agendamento consular para legalização de documentos e agendamento para fazer o passaporte.
  • Atualização do cadastro AIRE.
  • Parecer da situação do processo: com as certidões em mãos para análise e em anexo um esboço da árvore genealógica do requerente, podemos dar após alguns dias um parecer completo sobre:

    • certidão(ões) que falta(m);
    • qual(is) documento(s) que precisam ser corrigidos/retificados e os locais das correções;
    • como será o processo para o caso do requerente;
    • prazos e orçamento estimados para o processo e sua conclusão.