Cidadania Italiana

Como conseguir tirar a cidadania italiana no Brasil?

2ª fase do processo • 2ª maneira:
Entrar com uma ação judicial na Itália

Após fazer como informado em /dupla-cidadania-italiana/segunda-fase-do-processo-no-brasil-primeira-maneira”>“2ª fase do processo • 1ª maneira”, você requerente deve:

  1. 1. Todos os requerentes maiores de 18 anos devem preencher a ficha de requerimento e enviá-la para o Consulado Italiano.
  2. 2. É preciso aguardar 8 meses (240 dias), pois este é o prazo previsto na lei italiana para que os Consulados Italianos concluam os processos.
  3. 3. Enquanto são aguardados os 8 meses, deve ser preparada toda a documentação conforme exigência de cada Consulado Italiano;
  4. 4. Após os 8 meses, o advogado italiano faz uma intimação (diffida) ao Consulado Italiano e pede que o prazo previsto em lei seja respeitado.
  5. 5. Através da resposta negativa do Consulado Italiano, é feita uma ação judicial na Itália junto ao T.A.R. (Tribunale Amministrativo di Roma), processo esse que demora em média 8 meses.
  6. 6. Após receber a sentença positiva do T.A.R., é necessário comunicar o Consulado Italiano de competência sobre a decisão judicial e aguardar a convocação para a apresentação dos documentos.
  7. 7. Os documentos devem ser enviados ao Consulado Italiano para análise.
  8. 8. Após receber a confirmação do reconhecimento da cidadania italiana, os requerentes podem solicitar o passaporte italiano, junto ao Consulado Italiano competente pela jurisdição de sua residência.