Cidadania Italiana

Como conseguir tirar a cidadania italiana no Brasil?

2ª fase do processo • 1ª maneira:
Esperar para ser atendido

Após decidir dar entrada no processo no Brasil e realizar a primeira fase do processo, como pode ser lido em Cartórios (Tabelionatos de Notas) e/ou MRE . Esse procedimento é inciado após ter sido conferido muito bem as certidões e, se necessário, ter sido corrigido os erros através de um processo de retificação judicial.

  • 5. Os requerentes terão alguns meses para apresentar as certidões ao Consulado conforme as exigências do mesmo, após serem convocados.
  • 6. Traduzir as certidões para a língua italiana. A tradução dos documentos, procedimento obrigatório para concluir com sucesso o processo de cidadania italiana do requerente, é iniciada após as correções e reconhecimentos de firma necessários de todos os documentos, e portanto, somente quando convocado pelo Consulado. As certidões italianas já se encontram em italiano. Todas as traduções devem ser feitas por um Tradutor Juramentado.
  • 7. Enviar ou apresentar todas as certidões preparadas conforme exigência de cada Consulado Italiano, para avaliação quando solicitada a convocação do requerente.
  • 8. Esperar o Consulado Italiano retornar com um parecer referente à análise da sua documentação, informando se o processo foi aprovado ou se precisa de mais algum documento ou correção.
  • 9. Solicitar o passaporte italiano no próprio Consulado Italiano competente pela jurisdição de sua residência após a conclusão do processo e receber a confirmação do reconhecimento da cidadania italiana.