Cidadania Italiana

Quanto tempo demora o processo e quanto custa?

O tempo para o processo de reconhecimento não apenas de cidadania italiana, mas de qualquer outra dupla cidadania (cidadania portuguesa, por exemplo) depende do cumprimento dos prazos de cada etapa, que varia de um caso a outro. O processo de reconhecimento da dupla cidadania é realmente lento. Pode levar de meses a anos, e o tempo de espera depende não somente se for feito no Brasil ou na Itália, mas também de todas as etapas envolvidas no processo, como por exemplo: a veracidade dos documentos do requerente; o modo como chega na Itália; o tempo em que o Vigile demora para atestar sua residência; o tempo de resposta do Consulado Italiano no Brasil, etc…

No Brasil, geralmente o tempo médio para processo para o reconhecimento a cidadania italiana desenvolvido demoram entre 5 e 7 anos, principalmente devido à dependência do Consulado Italiano.

Na Itália, geralmente o tempo médio do processo para processo para o reconhecimento a cidadania italiana é mais rápido que no Brasil, pois leva entre 3 e 6 meses.

A fila do Consulado Italiano é muito grande, e por esse motivo muitas pessoas decidem por fazer o procedimento na Itália, já que o tempo de espera é de apenas alguns meses.