Cidadania Italiana

Primeiros passos para consegui-la

Antes de decidir entre iniciar o processo de reconhecimento de sua cidadania italiana no Brasil e na Itália, você requerente deve seguir os primeiros passos, que são:

  1. 1. Conferir se você possui ou não o direito à cidadania italiana.
  2. 2. Montar sua árvore genealógica e de sua família para descobrir quem são os ascendentes que lhe transmitem a descendência italiana. Para isso, você precisará de alguns procedimentos:

    1. 2.a. Converse com os mais velhos da família e faça todo tipo de perguntas sobre a história da família. Anote datas, lugares, fatos, histórias;
    2. 2.b. Reúna todos os documentos antigos guardados dos seus pais, avós, bisavós etc.;
    3. 2.c. Verifique as certidões de nascimento e casamento dos seus pais e anote o nome dos pais e avós deles, bisavós, etc.. Verifique também, com cuidado os detalhes das certidões de nascimento, casamento e óbito se houver, dos seus avós;
    4. 2.d. Com todas as informações coletadas, você já pode montar sua árvore genealógica.
  3. 3. Conferir o elenco de documentos necessários para dar início ao processo.
  4. 4. Realizar uma busca de documentos/ certidões na Itália, nos cartórios e igrejas brasileiras. Com as informações que você conseguiu reunir na sua árvore genealógica vai ficar mais fácil começar as suas buscas pelas certidões que faltam pelo Brasil e pela Itália. Se você tiver disponibilidade de tempo, paciência e vontade, e quiser realizar sozinho a busca, ligue nos os cartórios do local e da região onde nasceram ou casaram. Senão deixe conosco, pois temos experiência de mais de 15 anos na área!
  5. 5. Decidir em qual país dar entrada com o processo, se no Brasil ou na Itália. O processo para reconhecimento de sua cidadania italiana a partir de então, possui diferenças de procedimentos se em um país ou outro.