Cidadania Italiana

Como conseguir tirar a cidadania italiana na Itália?

1ª fase do processo

Depois de decidir dar entrada no processo na Itália, como pode ser lido em /dupla-cidadania-italiana/quais-documentos-sao-exigidos”>“Quais documentos são exigidos?”.

  • 2. Solicitar um agendamento junto ao Consulado de sua jurisdição para a legalização das certidões, que deve ser feita em um consulado brasileiro, e não na Itália. (Podemos ajudar com a legalização e também representar o requerente no Consulado Italiano de Curitiba, de São Paulo, etc.. Entre em contato para obter mais informações sobre o serviço.)
  • 3. Antes da convocação do consulado, revisar e corrigir os erros das certidões, se necessário reconhecer firmas em Cartórios (Tabelionatos de Notas) e/ou MRE e traduzir as certidões brasileiras para a língua italiana por um Tradutor Juramentado.
  • 4. Quando convocado pelo Consulado, enviar ou apresentar todas as certidões preparadas conforme exigência de cada Consulado Italiano.
  • 5. Aguardar a legalização ou não do Consulado.
  • Caso não forem legalizados os documentos, será pedido novos trâmites e deverá ser feito um novo agendamento consular, apresentando-se as certidões todas de acordo com as novas exigências. Se houver a legalização, o próximo passo é ir para a Itália e dar continuidade no processo.