Cidadania Italiana

Como conseguir a naturalização italiana?

Diferenças entre cidadania e naturalização italiana

A cidadania italiana, para os descendentes de italianos que possuem os requisitos necessários previstos em lei, é um direito que deve ser deferido pelo governo italiano. Já a naturalização italiana não é um direito mas sim uma uma requisição/concessão feita ao governo italiano, mais precisamente ao Ministério da Justiça Italiana em Roma, e portanto, apesar de muito difícil, em tese ela pode ser negada em alguns casos, como na falta da documentação correta exigida, por exemplo por motivos políticos ou mesmo caso o requerente possua antecedentes criminais.

Geralmente não há problemas para se obter a naturalização italiana, pois basta reunir os documentos corretos e preencher os requisitos mínimos exigidos por lei. Ao se naturalizar italiano você adquire direitos e deveres como um cidadão italiano, porém vale informar que
todo cidadão brasileiro (homem ou mulher) que se naturalizar italiano não perderá sua cidadania brasileira a não ser pela demonstração do desejo expresso e inequívoco de renúncia e mudança de nacionalidade, conforme informa o Departamento de Naturalização do Ministério da Justiça do Brasil.