Cidadania Italiana

Como conseguir a naturalização italiana?

Como funciona o processo?

Mas então, como funciona o processo de naturalização italiana? Bem, depende se será no Brasil ou na Itália, como se segue.

Na Itália, todos os processos de naturalização devem ser encaminhados ao Ministério da Justiça Italiana em Roma, e geralmente demoram mais de 2 anos para serem concluídos. É cobrada para todo o processo uma taxa no valor de EUR 200,00. Durante este período, se assim desejar o cônjuge que não possui a cidadania italiana poderá dispor de um visto por motivo de família para lhe dar o direito de morar legalmente na Itália, de trabalhar e de estudar se assim desejar.

No Brasil, o processo de naturalização deve ser encaminhado ao Consulado Italiano ou Embaixada Italiana competente por sua jurisdição, ou seja, ao consulado italiano ou embaixada italiana mais próximo de sua residência. Geralmente demoram entre 3 e 5 anos para serem concluídos e a taxa cobrada para o processo é de R$ 168,00.

Para obter o formulário atualizado de pedido de naturalização italiana, você deve visitar o site do consulado italiano de sua jurisdição.

A lista de documentos para pedido de naturalização italiana envolve a certidão de casamento e de nascimento traduzidas para o italiano, o certificado de cidadania italiana do cônjuge que a possui entre outros.