Cidadania Italiana

Como conseguir a naturalização italiana?

Caso de italiano naturalizado brasileiro

No caso do italiano naturalizado brasileiro, se a naturalização do cidadão italiano ocorreu após 16/08/1992, adquirindo outra cidadania ele conserva a italiana, se não optar pela renúncia formal da mesma. Por outro lado, para aqueles que se naturalizaram antes de 16/08/1992 e que adquiriram outra cidadania, com base na legislação anterior, perderam a cidadania italiana.

Os interessados podem readquirir a cidadania italiana transferindo a própria residência para a Itália e seguindo as outras condições prescritas pela lei. A cidadania readquirida é reconhecida aos filhos menores de idade.

E no caso do genitor italiano ter sido naturalizado brasileiro, seu filho e seus descendentes só terão direito a cidadania italiana somente se ele nasceu antes da naturalização do genitor; se o filho nasceu após o genitor italiano ter se naturalizado brasileiro, a cidadania para ele e para seus descendentes não será mais possível, e assim sendo, ou seja, o filho deste italiano e seus descendentes não podem mais solicitar a cidadania pelo pai deste italiano que se naturalizou, pois a lei italiana não permite, nem pelo pai, mãe, tios ou demais parentes.